Menu Principal

Caixa Econômica Federal

caixa-economica-federal_3 Há mais de 150 anos em atividade no Brasil, a Caixa Econômica Fedreal é uma instituição 100% pública e exerce um papel importante no desenvolvimento e justiça social do país. Fundada ainda na época do império, por Dom Pedro II, a Caixa caminha junto com a trajetória do país ao longo do tempo, acompanhando seu crescimento juntamente com a da população. Esteve sempre presente em todos os momentos históricos, políticos, nos processos de urbanização e industrialização nacional.

Na década de 1930 inaugurou operações de empréstimos por consignação para pessoas físicas e empréstimos por penhor, extinguindo as casas operadas por particulares. No mesmo período, assinou a primeira hipoteca para aquisições de imóveis no Rio de Janeiro.

caixa-economica-federal-2Em 1961 criou as Loterias Federais, das quais obtém monopólio e dá ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor.

Já nos anos 1980, a Caixa incorporou o Banco Nacional de Habitação, o que lhe permitiu assumir definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria. Tornou-se também o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação.

Na década de 1990 centralizou todas as contas vinculadas ao FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

Ao longo de sua vasta história, estabeleceu relações estreitas com a população ao atender às suas necessidades, como financiamento habitacional, transferência de benefícios sociais, crédito educativo, seguro-desemprego, Programa de Integração Social, FGTS, empréstimos, poupança, entre outros. Além disso, apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido, moderno e que prioriza setores como habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços, contribuindo significativamente para melhorar a vida das pessoas, principalmente as de baixa renda.

, , , , , ,