Menu Principal

Consórcio imobiliário ou alugar?

Alugar um apartamento é um processo que leva tempo e cuidados. Primeiramente, você deverá encontrar uma imobiliária de confiança para realizar os trâmites do contrato. Com isso, procure pela imobiliária mais próxima de você, que lhe auxilie muito bem e que você tenha confiança nesta empresa. De preferência, escolha por uma que já tenha realizado o serviço pra alguém que você conhece.

Caso, ainda possua dúvidas a respeito da imobiliária, verifique através da internet se há algum processo disciplinar contra a imobiliária. Geralmente os sites que oferecem este tipo de informação são os do Procon e do Tribunal de Justiça. Há ainda outro órgão onde é possível pesquisar a respeito de uma empresa do ramo imobiliário, o Secovi (Sindicato da Habitação), entidade representativa dos condomínios e da indústria imobiliária no Brasil.

Ao escolher pelo imóvel, verifique pessoalmente as condições do mesmo. Com isso, realize junto ao proprietário uma vistoria e anote o estado de conservação e depois inclua no contrato os pontos que devem ser mencionado. Além disso, faça constar no contrato as seguintes cláusulas: valor do aluguel, índice de reajuste, duração da locação, multas por atraso no pagamento, forma e local de pagamento etc.

Após a assinatura da escritura do imóvel e a entrega das chaves, o comprador tem de pagar o ITBI à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias. Juntas, elas correspondem a cerca de 4% do valor de compra do imóvel. E quando receber o imóvel leia as instruções de uso e o Manual do Proprietário para certificar-se das garantias da sua unidade.

, , ,

Share This