Menu Principal

Empréstimo pessoal como fazer

emprestimo-62O empréstimo pessoal é simples, rápido e pode ser feito por qualquer pessoa: autônomos, profissionais liberais, assalariados, entre outros.

Atualmente, há uma grande variedade de empresas que oferecem empréstimo pessoal e, claro, alguns cuidados devem ser tomados antes de sair pedindo empréstimo por aí, principalmente onde o valor dos juros pode ser maior do que outros quando não há consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Primeiramente procure instituições financeiras idôneas e com credibilidade no mercado, fuja de terceiros ou intermediários independentes. Outro ponto importante é checar com os bancos e instituições financeiras em geral, qual deles oferece as melhores taxas para o empréstimo pessoal, as vantagens, as desvantagens e também o prazo de pagamento que se pretende obter para quitar a dívida.

Além disso, é importante verificar o número de parcelas a serem pagas e se elas não irão exceder sua renda mensal. Verifique também, se essas parcelas são fixas ou se terão reajustes ao longo tempo. Caso haja reajuste, informe-se qual o índice aplicado para não haver surpresas no meio do caminho. Outro fator importante é pesquisar, com muita atenção, as taxas de juros e também as taxas administrativas do empréstimo. Outra ajuda muito bem vinda são as simulações de empréstimo, nas quais a pessoa tem uma ideia bastante esclarecedora de como e por quanto tempo o empréstimo pessoal será realizado.

É muito importante tentar evitar as altas taxas do cartão de crédito e do cheque especial. Se no caso de houver um bom crédito bancário vale a pena tentar conversar com o gerente do seu banco e negociar um empréstimo com valores menores do que o do cartão e do cheque especial.

, , ,