Menu Principal

Quais os principais tipos de empréstimo que existem

emprestimo-41Hoje em dia existem diversos tipos de empréstimos e cada deles apresentam suas peculiaridades. Deste modo, é importante pesquisar e ver qual deles é mais vantajoso para cada tipo de necessidade. Vamos ver os principais tipos de empréstimos:

Empréstimo pessoal

O empréstimo pessoal é simples, rápido e pode ser feito por qualquer pessoa: autônomos, profissionais liberais, assalariados, entre outros. Neste tipo de empréstimo é importante procurar instituições financeiras idôneas e com credibilidade no mercado. Outro ponto importante é checar qual instituição financeira oferece as melhores taxas de juros, os prazos de pagamento, os números de parcelas e se elas são fixas ou reajustáveis, e as taxas administrativas que mais se adéquam a sua necessidade. Faça também uma simulação antes de fechar o empréstimo pessoal e verifique se cabe dentro do seu orçamento.

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é um financiamento cujo pagamento das parcelas mensais é descontado diretamente na folha de pagamento. Geralmente é concedido para servidores públicos, militares, aposentados e pensionistas. Entretanto, o crédito também pode ser concedido a funcionários de empresas privadas, caso a instituição financeira tenha firmado um convênio com a empresa do trabalhador, com uma entidade sindical ou qualquer outra instituição financeira. Nestes casos o empregador ou a Previdência Social devem fazer o controle deste empréstimo e, o limite, é de até 30% do salário ou benefício. A vantagem deste tipo de empréstimo são as baixas taxas de juros, quando comparado as outras modalidades.

Empréstimo com cheque especial

Nesta modalidade de empréstimo, o banco em que o cliente possui conta corrente disponibiliza um crédito pré-aprovado de acordo com o perfil do correntista que pode ser usado em qualquer momento. A facilidade no empréstimo com cheque especial é que não é necessário pedir dinheiro emprestado na hora que se faz necessário, pois, como dito acima, o crédito já está pré-aprovado. O ponto negativo e que se deve observar com bastante atenção, são as altas taxas de juros cobrados, quase de forma abusiva. Outro problema muito recorrente é achar que esse dinheiro faz parte de sua renda, então é bom pensar duas vezes antes de entrar com empréstimo no cheque especial.

Empréstimo Rotativo

O empréstimo rotativo é aquele do cartão de crédito, quando se paga apenas o valor mínimo da fatura.  Seria como pegar uma quantia emprestada e quitar somente uma pequena parcela. O grande problema desta modalidade de empréstimo são as enormes taxas e encargos cobrados pelos bancos pelo crédito rotativo. Portanto, o empréstimo rotativo deve ser utilizado somente em casos de extrema urgência e é necessário também tomar bastante cuidado para não se acostumar e se tornar um refém com essa fácil maneira de empréstimo.

Empréstimo com Penhor

O empréstimo com penhor, a pessoa tem um acesso rápido ao crédito, pois ao entregar um bem a uma instituição financeira, ela se livra das análises de cadastro de crédito e também de avalistas, além de não haver pesquisas em órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa, entre outros. Porém é importante ficar de olho com os custos do penhor e os prazos para o resgate do bem penhorado.

Prouni

Este tipo de empréstimo é destinado ao uso específico na área da educação. Ele funciona no caso de um estudante quiser entrar em uma universidade particular e não ter dinheiro para pagar as mensalidades. Assim, a instituição financeira irá pagar os custos durante o curso, com baixas taxas de juros e parcelas que só começam a ser pagas depois do término da faculdade.

Conhecendo os diferentes tipos de empréstimo, é possível escolher a opção mais indicada para cada caso, evitando problemas e dores de cabeça.

, ,

Share This