Menu Principal

Empréstimo para compra de casa ou apartamento

consorcio-financiamento-casa-20O empréstimo para compra de casa ou apartamento é o empréstimo ou financiamento imobiliário. Também conhecido como crédito imobiliário, tal modalidade de empréstimo é realizado por uma instituição financeira e é feito sob medida para atender às necessidades de obtenção de recursos para a compra de um imóvel, novo ou usado, seja ele para fins residenciais ou comerciais.

Antes de assinar um contrato de financiamento com uma instituição financeira para compra de casa ou apartamento, o interessado deve fazer um planejamento detalhado de suas condições financeiras, da situação do imóvel (casa ou apartamento) e também pesquisar exaustivamente as instituições que oferecem tal crédito imobiliário.

Hoje em dia existem diversos agentes financeiros que realizam o empréstimo para compra de casa e apartamento, então é importante pesquisar em diferentes instituições, comparando as condições de financiamento, as taxas de juros, os prazos, tempo de aprovação, entre outros fatores. Assim conseguirá identificar a instituição financeira que melhor atenda suas necessidades.

No mercado de crédito imobiliário há uma grande variedade de financiamentos. A pessoa que deseja utilizar tal meio de empréstimo deve escolher o imóvel que pretende adquirir e verificar as opções disponíveis que melhor atendam suas expectativas: SFH, SFI, Carteira Hipotecária, Consórcio, entre outros.

O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) são as modalidades mais utilizadas de crédito imobiliário.

O Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ocorre da seguinte maneira: é permitida a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) na compra da casa própria, é imposto que a taxa de juros máxima seja 12% ao ano e o valor do imóvel pode ser até R$ 500 mil.

No caso do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), o empréstimo pode ser feito para imóveis acima de R$ 500 mil ou que não se enquadrem nas regras do SFH (por exemplo, bens comerciais).

Apesar do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) serem os financiamentos mais usados para compra de uma casa ou apartamento, existe também a modalidade de carteira hipotecária, que se enquadra como um empréstimo pessoal comum para a aquisição de um imóvel.

Este tipo de financiamento imobiliário normalmente é usado na aquisição de um segundo imóvel e suas condições costumam ser mais interessantes e os juros menores, isto porque um imóvel é dado como garantia do empréstimo. Então na carteira hipotecária o dono do imóvel assume um risco, pois se não pagar as parcelas do empréstimo do segundo imóvel, pode perder o primeiro.

Outro formato de aquisição de imóvel por meio de parcelamento é o consórcio, que não é considerado um financiamento.

consorcio-financiamento-casa-22É importante adotar os seguintes passos para a realização de um empréstimo para comprar um imóvel de forma segura: fazer um planejamento, definindo o imóvel e a renda familiar disponível para tal fim; pesquisar detalhadamente os tipos de créditos imobiliários e escolher o que mais adequado para o seu perfil e preparar para existência de custos extras, tais como custos de certidões e documentos; tarifas, como por exemplo, de avaliação do imóvel e abertura de cadastro; Imposto sobre transmissão de imóvel (ITBI), entre outros.

Share This