Menu Principal

Financeira para compra imóvel

Todo assunto relacionado à compra de imóvel através de financiamento gera “dor-de-cabeça” e tempo à disposição. Existe atualmente um grande mercado de financeiras no Brasil e é sempre bom ter cautela na hora da escolha de uma para a compra de imóvel e como comprar.

Com isso, a escolha de uma financeira de confiança é fundamental. Com isso, sempre avalie com cautela as promessas de valorização do imóvel oferecido já que possivelmente o corretor poderia estar omitindo ou escondendo algo ao enfatizarem demasiadamente a “qualidade” do imóvel. Obviamente, nem todas as empresas financeiras e administradoras de imóveis causam problemas, mas é preciso saber como, onde e de que forma essas empresas atuam.

A dica na hora da escolha da financeira é saber através da internet se há algum processo disciplinar contra a financeira. Geralmente os sites que oferecem este tipo de informação são os do Procon e do Tribunal de Justiça. Há ainda outro órgão onde é possível pesquisar a respeito de uma empresa do ramo imobiliário, o Secovi (Sindicato da Habitação), entidade representativa dos condomínios e da indústria financeira no Brasil.

Após a assinatura da escritura do imóvel e a entrega das chaves, o comprador tem de pagar o ITBI à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias. Juntas, elas correspondem a cerca de 4% do valor de compra do imóvel. E quando receber o imóvel leia as instruções de uso e o Manual do Proprietário para certificar-se das garantias da sua unidade. Os prazos legais são diferentes para os vários componentes.

, , ,

Share This