Banco Cacique

O Banco Cacique nasce com a relação das atividades da Companhia Cacique de Café Solúvel, fundada em 1959 por Horácio Sabino Coimbra. Nos anos 1970, com o lançamento da marca “CAFÉ PELÉ”, a empresa se torna a principal exportadora de café do Brasil.

Com isso, em 1984, a Cia. Cacique de Café Solúvel adquire uma financeira chamada Tibagi, que tinha sede na cidade de Curitiba, no Paraná, para diversificar as atividades do Grupo Cacique. Logo depois, a sede é transferida para a cidade de São Paulo com o nome de Cacique Financeira. Assim, inicia sua atuação no crédito direto ao consumidor, fazendo financiamentos à clientes finais de lojistas dos segmentos de materiais de construção, móveis e eletrodomésticos.

Em 1989, com a consolidação da Cacique Financeira no mercado, o próximo desafio do Grupo era transformá-lo em um banco múltiplo. Isso acontece com a fundação do Banco Cacique. Neste momento inicia-se também suas operações com pessoas jurídicas, na qual oferece produtos tradicionais de uma instituição financeira, como conta corrente, financiamentos de capitais, desconto de duplicatas, entre outros.

A transformação em Banco impulsionou as atividades do Grupo Cacique de financiamento com forte expansão geográfica a partir de 1991, desenvolvendo grandes parcerias com lojistas de crédito direto ao consumidor (CDC) e entrando em seguida no financiamento de cartão de crédito, veículos e empréstimos pessoais.

Em 1996 o Banco Cacique foi pioneiro e criou serviços diferenciados de empréstimo pessoal, como a utilização dos serviços de motoboy. Esta maneira o cliente não precisava sair de casa ou trabalho para obter um empréstimo junto ao banco. Neste mesmo período lança o empréstimo pessoal eletrônico, por meio de cartão.

Já no ano de 2001 inicia suas operações de crédito consignado e, um pouco depois, obtém autorização do Ministério da Previdência para atuar na venda de crédito para aposentados e pensionistas do INSS, tornado-se umas das três maiores financeiras do Brasil na comercialização deste produto.

Em 2007 o grupo francês Société Générale, que atua neste mercado há mais de 145 anos, adquire os bancos Cacique e Pecúnia, que atua no mercado de financiamento de veículos e passam por uma fusão operacional com o objetivo de otimizar os recursos e garantir a eficiência e rentabilidade dos negócios.

Atualmente, as empresas que compõem a linha de negócios Consumer Finance do Grupo Francês Société Générale no Brasil atuam fortemente na comercialização de empréstimos pessoais, INSS para aposentados e pensionistas e no financiamento de veículos.

Sair da versão mobile