Seja um empréstimo pessoal ou mesmo um crédito para fazer a própria empresa crescer. No Brasil existem diversas financiadoras de crédito que possibilitam um empréstimo seguro e com qualidade. Porém é preciso se encaixar nos padrões de um bom cliente.
E como fazer isso?
Na maioria dos casos, além de estar com o nome limpo, é preciso ter como comprovar a renda.
A não comprovação de renda é um dos maiores problemas que os microempresários enfrentam no país. Na maioria das vezes, os bancos não estão dispostos a lidar com a “dor e a doçura” de uma não comprovação de renda que, por vezes, significa prejuízo para o cofre deles.
Como obter crédito
Alguns bancos possibilitam o crédito na Conta Corrente para aqueles que já são clientes da instituição. Esta é uma modalidade de empréstimo rápida, já que a própria liberação automática do crédito ocorre no próprio Caixa Eletrônico. Esta é uma boa opção para aqueles que não querem informar o motivo do empréstimo. As facilidades de pagamento também são altas já que, em alguns casos, o número de parcelas pode chegar a 60.
Esta modalidade de crédito no Brasil também é vantajosa por possibilitar que o cliente escolha de maneira rápida qual a data do pagamento. Além disso, também permite a consulta do limite de crédito. Dentre as possibilidades de contratação está o Caixa Eletrônico, Internet, aplicativo para celular e visita a uma agência, para aquelas pessoas que ainda tem dúvidas sobre as condições do empréstimo.
É preciso avaliar se o empréstimo vale ou não a pena
Já para as pessoas que estão querendo que a empresa se desenvolva é importante avaliar se o pagamento do crédito vai caber no orçamento. É importante também se questionar se, caso ocorra o endividamento, ele será um problema.
O ideal é, se você perceber falhas no negócio que não podem ser corrigidas no curto prazo, não faça o empréstimo antes de corrigi-las. Em alguns casos, as empresas de pequeno porte precisam primeiro ter contato com investidores para fazer a instituição se solidificar para então embasar o crescimento a partir do pedido de crédito a uma instituição financeira.
Verificando todas as condições, o ideal é que haja um profissional da área como, por exemplo, um assessor, para avaliar as questões que norteiam o processo de crédito. Este é um dos passos mais importantes no processo para conseguir o empréstimo, tendo em vista que este será o profissional responsável por estabelecer o contato com os bancos. Feito isto, basta avaliar as questões em longo prazo, verificando se foi ou não uma boa escolha.