Como fazer um consórcio?

Quem deseja fazer um consórcio precisa entender como o procedimento funciona. De modo geral, o consórcio é um procedimento no qual será pago parcelas em todo mês, mesmo antes de receber o veículo, e continuar pagando as mensalidades até o final do prazo. Você não terá o carro no mês em que tiver interesse, já que o modo de recebimento ocorre por meio dos sorteios e dos lances.  

Para quem interessa o consórcio?

O consórcio pode ser ideal para pessoas de diferentes tipos de perfis, dentes elas aquelas que: a) não conseguem poupar dinheiro regularmente; b) não estão dispostas a pagar altas taxas de juros; c) não precisam do carro imediatamente. 

Esta modalidade é viável, pois as parcelas cobradas são menores do que em outras opções financeiras. Na maioria dos casos não é cobrada uma taxa de juros, e sim uma taxa de administração fixa, que se encontra dividida entre as parcelas. É importante que, antes de fechar com uma empresa de consórcio, você pesquise bastante e faça diversas simulações, a fim de encontrar um grupo com o valor, parcela e prazo que mais coincidem com você. 

O consórcio é considerado uma boa opção, principalmente, para aquelas pessoas que não tem um dinheiro guardado, já que para entrar no grupo não se faz necessária a utilização de entrada.

Como participar

Para participar é necessário que as mensalidades sejam pagas. Caso você tenha dinheiro livre, você poderá dar lances e receber o veículo sem depender do sorteio. Os lances ajudam a quitar diversas parcelas somente em uma vez. Desta forma, a quitação ocorrerá em um tempo mais curto. 

Após a pesquisa, você escolherá em qual grupo deseja participar. Para se inserir no consórcio de uma administradora você tem duas opções: a de entrar em um grupo em formação, que começa quando a empresa tem o número mínimo de consorciados, ou entrar em um grupo que está em andamento. Os consórcios mais conhecidos são o de imóvel e automóvel. 

O número de sorteios varia de acordo com cada administradora, que tem regras diferentes. Além disso, o número de participantes também é considerado para que as regras sejam realizadas. 

Esteja atento, pois o não pagamento de uma parcela pode acarretar na cobrança de juros e multa, que deverão ser pagos até o sorteio seguinte. Há ainda a possibilidade de ser excluído do consórcio, caso o atraso das parcelas seja significativo. Se após receber o carro as parcelas atrasarem, a empresa pode, inclusive, apreender o veículo. 

 

Sair da versão mobile