O que é smart contracts?

Se você deseja saber mais sobre o mundo que envolve as criptomoedas, sendo a bitcoin a mais conhecida delas, é preciso identificar alguns termos que estão diretamente relacionamentos a esse universo. O conceito de smart contracts é um desses conceitos que são fundamentais para compreender como funciona o blockchain (sistema de criptografia do bitcoin).

De início, é importante entender o que é o bitcoin. De forma mais simples, o bitcoin é uma criptomoeda, ou moeda digital, que já está consolidada dentro do mercado. Apesar de existir outros tipos dessa moeda, a bitcoin possui uma grande aceitação dentro do mercado, além de ter uma valorização alta, que pode chegar até a 276% ao ano.

Além dessas informações, um dos principais motivos da popularização da bitcoin é por ela ser descentralizada, considerado uma unidade monetária libertária,  ou seja, é possível realizar transações com essa moeda digital sem a necessidade de intermediários, normalmente instituições bancárias ou mesmo agentes que realizam essa intermediação. Por não participar desse tipo de intermediação, a criptomoeda não passa por tributos ou inflações, o que torna o serviço ainda mais barato, já que não é necessário o pagamento de algumas taxas.

O conceito de smart contracts

É a partir daí que surge o conceito de smart contracts que falamos no início da matéria. Sabe o sistema de compartilhamento de arquivos que é feito com o software Torrent? É basicamente dessa mesma forma que funciona a transferência de dados no bitcoin, de forma segura, por meio do blockchain.

Contudo, é de extrema importância que, para que se torne ainda mais seguro, sejam realizados contratos inteligentes, ou smart contracts, de forma que os usuários realizem transações e negociações dentro do ambiente virtual se o intermediário. Esse tipo de contrato é de extrema importância para quem deseja realizar compras pela Internet, por exemplo.

Ao fazer uma compra ou transação, você precisa ter confiança naquele ambiente, não é mesmo? Na Internet muitas vezes essa segurança não existe. Só que com o smart contracts essa segurança se torna mais um ponto a favor da utilização da criptomoeda.

Como isso funciona?

Ao realizar uma compra, o usuário estará confiando que o vendedor realizará entrega do produto, enquanto o vendedor confia que ao receber o produtor as moedas serão revertidas no valor a ser pago. Contudo, a garantia vai para, além disso, já que as informações estão criptografas dentro do que denomina-se de “livro contábil”, em que as páginas apresentam as informações necessárias para a realização do procedimento.

Dessa forma, o smart contract funcinará como um “protocolo” que, além de popularizar o uso da moeda digital, contribui para garantir a segurança e veracidade das transações realizadas dentro do ambiente digital, reforçando a negociação entre usuário e comprador, por meio de um código de computador auto executável, contendo regras sobre a transação que será realizada.

Ao contrário do que ocorre nos contratos físicos, esse tipo de contrato é completamente digital e realizado somente em linguagem de programação, que não pode ser alterada, dificultando assim a possibilidade de fraudes, por exemplo.

Sair da versão mobile