O que significa ter o “nome sujo na praça”?

Quando uma pessoa deseja realizar uma grande compra, busca obter um financiamento, ou mesmo solicitar um empréstimo, o nome costuma passar por uma análise de crédito. E o que isso significa? As instituições financeiras realizarão uma pesquisa para avaliar se a pessoa está ou não com algum débito a ser pago. 

Dessa forma, se uma pessoa é pesquisada e se diz que ela está com o nome “sujo na praça”, isso quer dizer que a pessoa possui dívidas no nome, o que compromete todo o trabalho a ser realizado para que se obtenha o crédito necessário. Além disso, estar com o nome sujo muitas vezes compromete até a pessoa de realizar abertura em bancos, solicitar cartão de crédito. 

Uma das principais dicas para as pessoas que desejam descobrir se estão ou não com o nome limpo (ou sujo) é a de buscar uma instituição de crédito, como o SPC ou Serasa. Esses sãos as principais empresas que realizam a pesquisa de crédito e, em caso de dívidas, a instituição reivindicará o título a ser pago no local, a fim de que outras empresas não disponibilizem o crédito, funcionando como uma forma de “seguro” para as empresas. 

Meu nome está sujo. E agora? 

Se você realizou uma pesquisa e o seu nome está sujo, não há uma grande alternativa a não ser pagar a dívida, salvo em casos de débito errado, por exemplo. Nesse último caso o processo é bem mais demorado, já que as atividades devem passar por processo judicial. 

Após o pagamento do débito, o SPC e/ou Serasa tem um prazo para retirar o nome da pesquisa que, em média, é de três dias úteis, a contar da data do pagamento. Essa retirada deve ser feita pela empresa eu recebeu o pagamento. 

Sair da versão mobile