Para que posso usar um CPF?

Saiba mais sobre o Cadastro de Pessoa Física - CPF e como utilizá-lo

Além de funcionar como uma rede de dados sobre você, o CPF pode gerar diferentes benefícios quando o documento é utilizado. Uma das principais vantagens é a acumulação de pontos para sorteios fornecidos por empresas ou pelo governo. Em diversos estados do país, por exemplo, há a Nota Fiscal legal, que permite diversos benefícios como:

Qual a função do CPF?

Com o objetivo de identificar o indivíduo junto a Receita Federal para fins tributários, o CPF tem atualmente diferentes utilidades. Este documento pode ser amplamente utilizado em organizações públicas e privadas. No caso das agências bancárias e órgãos de governos e empresas privadas, o Cadastro de Pessoa Física é utilizado, principalmente, como chave de identificação de pessoas físicas.

Infelizmente, muitas pessoas não utilizam o CPF somente para coisas benéficas. Há bandidos que se utilizam do documento para descobrir diversos dados acerca do dono do número. É possível descobrir, por exemplo, se a pessoa está negativada ou não. Com esta informação, bandidos realizam fraudes.

Cadastro de Pessoa Física possui versão digital

Atualmente já há a versão digital do CPF, denominada de E-CPF. Com este documento digital é possível realizar diferentes operações em meio eletrônico, com a mesma validade jurídica que é data para o documento físico. É com este documento que você tem acesso a diferentes benefícios sociais construídos no meio eletrônico.

Agora que você já conhece o que pode ser feito com o CPF, esteja sempre atento para não fornecer nem deixar seus dados disponíveis em qualquer lugar. Lembre-se que o número do CPF é único e em caso de perda você precisará encontra-lo em algum documento para dar entrada no pedido de segunda via. Além disso, quanto mais cuidado, menor a chance de fraudes e, consequentemente, menor a dor de cabeça por possíveis problemas.

Sair da versão mobile