Para que serve o seguro desemprego?

Saiba como obter acesso ao seguro desemprego e contar com o auxílio

O seguro desemprego é o benefício que pertence à seguridade social, com o objetivo de prestar assistência financeira, de forma temporária, ao trabalhador que foi dispensado do emprego sem justa causa.

Em média, o seguro desemprego é entregue com três a cinco parcelas. Este número varia de acordo com o valor do último salário e possui um limite.

Caso o indivíduo consiga um emprego antes do benefício terminar, ou ainda que ele tenha novos meios de se sustentar, é necessário que o mesmo peça o cancelamento do benefício. Caso ele não realize o cancelamento a pessoa corre o risco de ser multada.  Quer saber se o seu nome está sujo? Confira aqui!

Como surgiu o seguro desemprego

Introduzido no Brasil desde o ano de 1986, o instituto do seguro-desemprego passou a compor o conjunto das leis fundamentais, previsto no artigo 7º entre os denominados Direitos Sociais. Há ainda uma lei específica que assegura o programa, com número 7.998/90.

De acordo com o que está previsto no programa, têm direito ao seguro desemprego quem: tiver recebido salário consecutivo nos últimos seis meses;  tiver trabalhado pelo menos seis meses nos últimos 36 meses;  não receber nenhum benefício da Previdência Social de prestação continuada, exceto auxílio acidente ou pensão por morte; e não ter renda própria para o seu sustento e de seus familiares.

Para entrar com o pedido de seguro desemprego é necessário que a pessoa dirija-se à uma delegacia regional do trabalho ou a uma agência da Caixa, com o formulário preenchido (em duas cópias). Lembre-se que o prazo para entrar com pedido varia entre 07 e 120 dias corridos, que devem ser contados a partir da data da dispensa.

Abaixo confira os demais documentos:

Sair da versão mobile