Menu Principal

Bradesco

banco_bradesco_2O Banco Bradesco foi fundado na década de 40, mais precisamente em 1943, na cidade de Marília, no Estado de São Paulo. O responsável foi Armando Aguiar, que ao fazê-lo, teve uma visão inovadora: ser um banco democrático e presente em todo o território brasileiro a serviço de seu desenvolvimento econômico e social.

Foi então, o primeiro banco nacional a colocar à disposição seus gerentes na área de atendimento ao público. Foi pioneiro também no lançamento de conta-corrente popular e juvenil do país.

Logo depois inicia sua expansão para a região sul do Brasil, abrindo sete agências no Estado do Paraná. Para isso, atende aos imigrantes, lavradores e pequenos comerciantes, além do público tradicional das casas bancárias, formado por empresários e grandes proprietários de terras.

Além disso, instrui seus gerentes a ensinar seus clientes a preencher cheques e é a primeira instituição financeira a receber o pagamento de contas de energia elétrica.

Com o passar do tempo e com o crescimento das operações em todo o país, a Matriz é transferida para o centro da capital paulista e as ações do Bradesco começam a ser negociadas na Bolsa de Valores.

Cria-se também a Casa do Acionista, que permite o atendimento exclusivo a investidores e a Fundação Bradesco que segundo Amador Aguiar, todos os cidadãos, sem exceção deveriam ter acesso à educação gratuita de qualidade. Desde então formou e capacitou mais de 650 mil alunos, com modalidades de cursos presenciais e a distância, que no total já atendeu mais de quatro milhões de pessoas desde a sua fundação.

O Bradesco foi também umas das primeiras empresas do país a usar computadores para administrar seus negócios e um dos primeiros bancos da América do Sul a automatizar suas operações. No início da década de 1970, o Bradesco adquire um computador com alta tecnologia para a época, um IBM 1401, com incríveis 4 K de memória. Até o final da década, todas as agências do Banco estão interligadas por Telex, o que lhe permitiu ter a maior rede privada da época.

Os anos 1970 são realmente de expansão e o Bradesco amplia sua presença com a inauguração da Agência de número 1000 e chega ao final da década com mais de 1 milhão de acionistas.

Além disso, melhora ainda mais sua comunicação com a rede de agências e começa a transmitir informações  para clientes corporativos; passa a distribuir dividendos mensais aos acionistas; lança o débito automático de contas de água, luz e telefone para empresas; cria o SOS Bradesco, que permite a retirada de dinheiro a qualquer hora do dia ou da noite; lança o cheque salário e cobraça eletrônica e ainda estabelece acordos com bancos do Japão, Alemanha, França, Holanda, Áustria além de incorporar outros 17 bancos brasileiros.

Já na década de 1980, com pioneirismo e liderança em tecnologia e atendimento ao cliente, lança o Sistema Bradesco Instantâneo, que usa cartões magnéticos para realizar operações bancárias on-line e inova com o home banking e o Alô Bradesco.

Entra no mercado de Previdência Privada, de Títulos de Capitalização e Saúde além do Bradesco Seguros, que conquista a liderança sul-americana do mercado segurador.

banco_bradesco_3Além disso, expande suas fronteiras e cria suas primeiras representações internacionais com Agências em Nova Iorque e Grand Cayman (Caribe) e um escritório em Londres, Inglaterra.

Na década seguinte, a de 1990 é bastante movimentada. Emite os primeiros cartões nacionais e internacionais da bandeira Visa, oferece acesso à imagem de cheques via internet e lança a primeira poupança com várias datas de aniversário.

No século seguinte, em 2001, o Bradesco estreia suas ações no pregão da Bolsa de Nova York. Assim, seus papéis passam a ser negociados em três moedas: real, euro e dólar.

Em um levantamento feito pela consultoria Brand Finance em parceria com a revista inglesa The Banker em 2011, o Bradesco é apontado como a 6ª marca mais valiosa de banco do mundo, com mais de 44 mil pontos de atendimento e 55 milhões de clientes, sendo cerca de 24 milhões de correntistas.

Em 2013, o banco completa 70 anos. Destacado pela inovação constante, desenvolvimento tecnológico e preocupação socioambiental.

, , , ,

Share This